O GPS RTK (Real Time Kinematic) foi criado para aumentar a precisão do sistema GPS. Trata-se de uma tecnologia que vai utilizar dados do GPS (satélite) e consegue captar correções em tempo real fornecidas por uma estação base ou rede de estações.
Essas correções eliminam grande parte das interferências atmosféricas e erros dos satélites, tornando-o essencial em áreas que exigem extrema exatidão, como topografia, agricultura de precisão, construção civil, geociências e mapeamento.
O sistema opera por meio da comunicação entre um receptor móvel, chamado rover e uma estação base fixa, utilizando tecnologias como rádio, celular ou internet para transmitir os dados de correção permitindo que o operador obtenha coordenadas exatas em campo.
Trabalhar com o GPS RTK
Se você se interessa pelo assunto, mas não possui nenhuma formação, saiba que para atuar não exige uma formação única e obrigatória, entretanto para trabalhar com GPS RTK é necessário investir em qualificações específicas e que irão depender do setor de atuação.
Áreas com demanda pela profissão:
- Mapeamento de áreas protegidas e controle de erosão (Monitoramento Ambiental);
- Obras de infraestrutura, como rodovias, pontes e grandes (Engenharia civil);
- Projetos de construção, loteamentos e estudos de terreno dependem da precisão oferecida pela tecnologia (Topografia e Geodésia);
- Otimizar o plantio, colheita e aplicação de insumos (Agricultura de Precisão);
O mercado está em expansão, especialmente com o avanço de tecnologias associadas como drones e veículos autônomos. A remuneração é atrativa, refletindo a necessidade de conhecimentos especializados, e o segmento oferece oportunidades tanto em empresas privadas quanto em órgãos públicos.
Apesar de uma formação técnica ou superior ser recomendada para quem deseja crescer na área, muitos iniciam com cursos rápidos e aprendem na prática.
A seleção do curso ideal vai depender do objetivo e do setor em que você deseja trabalhar.