Você já prestou ou pensou em prestar algum concurso público?
Geralmente a decisão de prestar um concurso público se torna relevante para muitas pessoas que desejam estabilidade e oportunidades no mercado de trabalho.
Considerar essa opção pode ser um passo estratégico na carreira e exige comprometimento com os estudos e a preparação para ter sucesso nessa jornada.
Em qualquer carreira de sucesso, o investimento de tempo e esforço geralmente resultam em uma evolução significativa no crescimento e na realização de sonhos profissionais.
No campo dos concursos, é necessário avaliar as condições e oportunidades que o concurso pode trazer de maneira individualizada. Não é porque um parente próximo ou um grande colega é realizado em uma função pública que você também será.
Vantagens
Um dos principais atrativos dos concursos públicos é a estabilidade profissional. Empregos públicos geralmente oferecem contratos vitalícios, o que significa segurança a longo prazo.
Além disso, os benefícios financeiros são relevantes. Os servidores públicos costumam receber salários competitivos e possuem acesso a gratificações, como:
- 13º salário;
- Férias;
- Auxílio saúde, alimentação;
- Previdência;
- Dependendo do setor outros benefícios como, por exemplo, auxílio creche, medicamentos, etc.
Vale ressaltar os profissionais que sentem pressão excessiva, instabilidade ou insatisfação com as condições de trabalho no setor privado. O concurso pode ser um caminho de proporcionar melhor qualidade de vida, horários fixos, férias regulares e menor exposição a demissões.
Desvantagens
Nem todas as pessoas possuem perfil para um concurso público. Muitos profissionais concursados trocam a carreira pelo mercado privado ou até mesmo para empreender.
Passar em um concurso pode significar uma limitação temporária de carreira e de salário. O crescimento na carreira pode ser limitado, dependendo da vaga, e demandará novos concursos para continuar crescendo.
Diferentemente do mercado privado, quando o profissional é aprovado em um concurso, se não houver uma identificação com as atividades, time e até mesmo com o gestor, a mudança de área ou até mesmo de emprego é uma decisão mais difícil de ser tomada, pois a expectativa de ter passado no concurso demandou horas de estudo e dedicação.
Um outro fator relevante é o emocional, pois se o candidato não estiver satisfeito com a profissão e ao mesmo tempo não pode deixar o trabalho por questões financeiras, o sentimento de pressão e frustração podem levar a pessoa a desenvolver ansiedade, síndrome do pânico e até mesmo depressão.
Decidiu prestar um concurso?
Antes de decidir prestar um concurso, é fundamental que o candidato analise suas habilidades e interesses.
Essa autoavaliação pode ser realizada através de ferramentas como testes vocacionais ou consultas com profissionais de orientação de carreira.
Identificar áreas de interesse ajuda a direcionar a escolha do cargo desejado.
Desenvolver um cronograma de estudos estruturado é crucial para a preparação eficaz.
Um bom plano deve incluir matérias, horários de estudo e revisões periódicas. É recomendável estabelecer metas diárias e semanais para manter a motivação.
E você, deseja prestar um concurso em breve?